Noticias do mundo dos vinhos

“O Melhor Sommelier no Brasil”

A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana está a organizar o primeiro Concurso “O Melhor Sommelier no Brasil”, destinado a aproximar o mercado brasileiro da produção dos Vinhos do Alentejo.

A iniciativa envolve 85 sommeliers das cidades brasileiras do Recife, Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. À prova estarão os conhecimentos dos sommeliers sobre os vinhos da região, que merecem considerável aceitação dos consumidores brasileiros.

Continuar a ler >

Lançamento Monocastas 2010 Herdade do Esporão

 

monocastas Esporao 2010

 

Todos os anos, a equipa de enologia do Esporão elege as castas com melhor desempenho para fazer os seus Monocastas, sob a marca Herdade do Esporão. Da colheita de 2010, que chega agora ao mercado, a eleição recaiu sobre as castas Alicante Bouschet, Syrah e Touriga Nacional.

A seleção dos monocastas parte de um intenso trabalho de experimentação e colaboração das equipas de enologia e viticultura do Esporão. Assenta na vinificação de pequenos lotes em extreme da mesma casta provenientes de talhões distintos, em que o objetivo final é compreender e potenciar o carácter de cada casta, associado ao tipo de solo e microclima em que está instalada. As uvas são criteriosamente selecionadas e colhidas manualmente, a partir de parcelas singulares na Herdade do Esporão.

Continuar a ler >

December 18, 2013


Jancis Robinson

Os vinhos tintos portugueses lideram a escolha da critica Jancis Robinson num artigo em co-autoria com Valentina Romei para o jornal Financial Times.

Com uma pontuação média de 16,5 pontos, numa escala de 20, os vinhos de colheitas entre 1999 e 2012, posicionam Portugal no primeiro lugar, à frente dos EUA, Austrália, Nova Zelândia, França, Espanha e Itália.

"Aquele resultado vem confirmar a consistência de qualidade dos vinhos portugueses, demonstrando que hoje Portugal está a consolidar a sua imagem como País de grandes vinhos", afirma Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal.

Para o mesmo responsável, o elogio da prestigiada crítica de vinho com reconhecimento internacional aos vinhos portugueses a par com vinhos de países produtores do novo e do velho mundo vitícola internacional, "constitui um enorme estimulo ao trabalho desenvolvido pelos nossos enólogos e uma confirmação que estamos no caminho certo."

 

in dinheirovivo.pt